Menu

Release sobre nossa Terra Goytacaz

Localizada no norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil, Campos dos Goytacazes é um marco na história do país desde o início de sua descoberta, quando começou a escrever suas primeiras linhas, a partir da divisão das 15 capitanias hereditárias. A cidade recebeu o nome de capitania de São Tomé, localizada entre os rios Macaé e Itabapoana. A divisão das capitanias se deu no ano de 1532 e a partir desta data, a capitania de São Tomé, terra doada pelo império português a Pero de Góis da Silveira, mostra em crescente escala, sua capacidade de se fazer cada vez mais relevante na história brasileira.
A capitania de São Tomé foi chamada posteriormente Paraíba do Sul até receber a elevação à Vila.  Em 1648 o ex-governador do Rio, Salvador Corrêa de Sá e Benevides conseguiu fazer uma nova divisão das terras, cuja escritura, considerada polêmica, o favoreceu sobremaneira. Benevides, assumiu a capitania, e teve a incumbência de criar a vila, o que foi feito com a construção da matriz, da cadeia e do pelourinho, sendo inaugurada em 29 de maio de 1677 a Villa de San Salvador dos Campos, logo depois da construção do Senado da Câmara, em dezembro de 1652.
O Senado da Câmara da capitania da Paraíba do Sul (originalmente, Capitania de São Tomé) foi instituído no território, porque a população necessitava de ordenamento, de um poder planejador e coercitivo, zelador das leis régias e dos hábitos civilizados dos “bons cidadãos”. O crescimento da população, a criação de gado bovino sem as cercas que delimitassem as propriedades, o que gerava conflitos entre fazendeiros e, ainda a necessidade premente da urbanização ao redor da matriz (que à época não passava de uma capela onde depois foi erguida a Igreja de São Francisco), motivaram os moradores a instituírem os poderes executivo, legislativo e judiciário que eram exercidos pela Câmara.
Pouco antes de ser erguida a Câmara do Senado, em agosto do mesmo ano, é iniciada (a já tradicional em nossa cidade) Festa do Santíssimo Salvador. No decorrer dos anos, fatos importantes aconteceram em Campos, como as constantes visitas do imperador Dom Pedro II, a luta republicana, o surgimento da agroindústria açucareira, foi a primeira cidade a receber luz elétrica na América do Sul, em 1883, além de ter marcado em sua história, nomes de figuras guerreiras como Benta Pereira e sua filha Marina Barreto, homenageadas na bandeira do município e do senado da câmara, através da frase em latin “Ipsae matronae hic pro jure pugnant”, que significa “Aqui até as mulheres lutam pelos seus direitos”.
Em 1905, a vila é elevada à cidade, e as terras recebem o nome de Campos dos Goytacazes.
Hoje o município consiste de uma população que segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), é de 431.839, num território de corresponde a uma área de 4.031,910 km². O município é composto por 14 distritos  e tem uma vasta hidrografia, onde podemos citar pontos turísticos como Lagoa de Cima, Lagoa Limpa, Lagoa Feia, a segunda maior do Brasil, Lagoa do Campelo e Rio Preto.  A cidade se destaca nos dias atuais, por ser um forte pólo de exploração de petróleo e gás natural pela plataforma da estatal Petrobrás, além de ser a maior produtora de petróleo do Brasil. Campos também concentra a maior parte da indústria cerâmica fluminense e além de possuir seis das sete usinas de produção de açúcar e álcool do estado do Rio de Janeiro, ela continua investindo no surgimento de novas indústrias na cidade, através do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecan).